
Bombeiros da PM de São Paulo (de cinza), do Corpo de Bombeiros Militar de SC (de azul) e dos Voluntários de Joinville junto a auto escada mecânica Metz doado pelo governo paulista ao CBVJ por ocasião do centenário, em 1992

Bombeiros da PM de São Paulo (de cinza), do Corpo de Bombeiros Militar de SC (de azul) e dos Voluntários de Joinville junto a auto escada mecânica Metz doado pelo governo paulista ao CBVJ por ocasião do centenário, em 1992
Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) receberam a visita de uma comitiva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMSP), ciceroneados por bombeiros militares de Santa Catarina, nesta quarta, 15 de novembro. O grupo, formado por um Capitão BM e 12 Tenentes, está no Estado em viagem de estudos como complementação da fase de formação como oficiais do CBPMSP. Eles foram recepcionados pelo diretor executivo, Luciano Mendonça; Luciano Favarin e Clailton dos Santos, subcomandantes operacional e dos voluntários, respectivamente; e Rodrigo Jurk, chefe de equipe.
Esta é a segunda vez que uma comitiva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo visita a corporação dos voluntários de Joinville. Em novembro do ano passado, um grupo conheceu a estrutura local e o modelo dos Bombeiros Voluntários no Estado de SC (ABVESC) para subsidiar o governo paulista na ampliação do serviço de bombeiro no Estado em parceria com entidades civis.
Leia mais: Bombeiros militares de SP buscam referências do modelo voluntário no CBVJ
Durante a visita, o diretor executivo do CBVJ apresentou a corporação nos aspectos organizacionais, de gestão administrativa, operacional, projetos sociais e os principais indicadores. Mendonça reforçou a trajetória de cooperação do CBPMSP para com a corporação de Joinville, citando como exemplos o aprendizado e capacitações iniciais, oferecidas pela entidade paulista, para a implementação, no início da década de 1990 do serviço de atendimento pré-hospitalar (ambulâncias).
Outro elo entre as duas corporações foi a cessão de uma auto escada mecânica Metz, de 37 metros (por ocasião do seu centenário, em 1992), ainda em plena conservação e utilização pelos Bombeiros Voluntários de Joinville. “Este veículo prestou relevantes serviços ao povo paulista, tendo sido empregado em incêndios marcantes como o dos edifícios Andraus e Joelma ocorridos em 1972 e 1974, respectivamente”, contou. Um dos integrantes da comitiva se emocionou ao dirigir o veículo pelas ruas de Joinville juntamente com integrantes do CBVJ.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.