
Moacir Thomazi e o prefeito Adriano Silva exibem o termo de cooperação assinado nesta segunda

Moacir Thomazi e o prefeito Adriano Silva exibem o termo de cooperação assinado nesta segunda
Os Bombeiros Voluntários de Joinville e o Executivo municipal formalizaram o termo de cooperação que vai permitir o repasse, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, de recurso provenientes da arrecadação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no município. A cerimônia ocorreu nesta segunda, 15, no auditório da corporação.
Parceria viabiliza repasse de recursos oriundos da arrecadação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no município
De acordo com o documento, os Bombeiros Voluntários recebem 50% do fundo formado pelos serviços de vistoria e análises de projetos de prevenção a incêndio e pânico – os demais 50% são repassados ao Corpo de Bombeiros Militar de SC. Os valores mensais são variáveis, uma vez que decorrem da demanda de serviços de segurança contra incêndios realizados pelo CBMSC.
O termo de cooperação passou a vigir em primeiro de dezembro deste ano e será renovado automaticamente a cada ano por 60 meses. Nesse período, a corporação dos voluntários deverá aplicar 70% dos valores recebidos em custeio e 30% em investimentos, conforme plano trabalho anexado ao termo.
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, destacou a eficiência do governo do Estado, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar de SC, e Prefeitura de Joinville na construção do documento após o encerramento das atividades do Centro de Atividades Técnicas da corporação, em julho de 2024 por força de decisão do Supremo Tribunal Federal – e que deu origem ao termo de cooperação assinado nesta segunda. “Para os Bombeiros Voluntários de Joinville, este termo traz um auxílio financeiro significativo que nos permite adequada manutenção das atividades e aplicação em investimentos necessários”, disse.
O prefeito Adriano Silva mencionou o cuidado e o zelo da diretoria dos Bombeiros Voluntários com a estrutura da corporação e trabalho dos voluntários. “O maior orgulho dessa entidade são as pessoas abnegadas que deixam suas vidas particulares para se doarem à comunidade.” Sobre o termo de cooperação, Adriano destacou que a atuação em conjunto de bombeiros militares e voluntários são exemplo de união das forças de segurança.
No seu discurso, o deputado estadual Matheus Cadorin destacou a evolução e melhoria da estrutura de atendimento da corporação a cada ano. “Quando acontecem situações como a de hoje, é uma vitória da corporação, vitória da cidade”, disse, referindo-se ao termo de cooperação. “Tudo o que acontece de bom para a corporação, acontece ainda melhor par a cidade porque retorna para a comunidade”.
Prestígio – A cerimônia de assinatura do termo de cooperação foi prestigiada pelos secretários municipais de Comunicação e de Proteção Civil e Segurança Pública, Thiago Boeing e Paulo Rogério Rigo, respectivamente; pelo vice-presidente da OAB, Guilherme Pereira; Vanessa Falk, representando a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Joinville; além do comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina em Joinville, Major BM Rodrigo Vanderlinde.
Também estavam presentes o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler; os diretores financeiro e administrativo dos Bombeiros Voluntários de Joinville, José Carlos Meinert e Marcos Luiz Krelling, além dos vice-presidentes e membros da diretoria Ednelson José Meyer, Adelir Hercílio Alves, Édson Nascimento Borges e Guilherme H. Auerhahn. O setor operacional estava representado por Luciano Favarin, subcomandante operacional; Clailton dos Santos, subcomandante dos voluntários, e a Equipe Tradição.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.