
Moacir Thomazi, anfitrião do encontro, deu as boas-vindas aos presidentes das associações filiadas à ABVESC, aos comandantes, membros do COTEC e NEIs
Moacir Thomazi, anfitrião do encontro, deu as boas-vindas aos presidentes das associações filiadas à ABVESC, aos comandantes, membros do COTEC e NEIs
Os Bombeiros Voluntários de Joinville sediaram, nos dias 29 e 30 de agosto, os encontros presenciais da diretoria executiva da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Conselho dos Comandantes, Comitê Técnico (Cotec) e Centro de Ensino e Instrução, que reúne os núcleos de ensino das unidades.
Esta foi a primeira vez que a diretoria da ABVESC se reuniu com os presidentes das associações a deliberação em abril, em Treze Tílias, que propôs uma reunião presencial por semestre. O presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, deu as boas-vindas ao grupo e destacou a alegria em receber a todos da unidade de bombeiros voluntários e organização não governamental mais antigas do país.
Leia mais:
Assembleia da ABVESC aprova contabilidade do exercício de 2024
O diretor presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, conduziu a pauta do encontro, com destaque para a atualização do status do termo de fomento do biênio 2025-2026 mantido com o governo do Estado, que totalizará R$ 20 milhões. Segundo ele, a expectativa é de que os recursos sejam disponibilizados ainda no segundo semestre para a execução do plano de trabalho das filiadas. Hudler informou, também, que a Associação está se habilitando para recebimento de uma possível doação de pneus da Delegacia da Receita Federal, que serão distribuídos entre as unidades.
O diretor presidente da entidade chamou a atenção para outros dois temas – e que estão no planejamento da atual gestão com vistas à valorização e ao fortalecimento do modelo: a implantação da ferramenta digital que fará a aplicação e controle da Instrução Normativa 02 (IN 02) – aprovada na assembleia realizada em setembro de 2024, que trata da manutenção da condição de corporação filiada a ABVESC, e utilização do software de gerenciamento e envio dos atendimentos realizados pelas equipes operacionais aos casos de urgência e emergência (sistema Fibra). Hudler destacou que o no primeiro item, as filiadas receberão certificado com selo de eficiência. Os registros de atendimentos no sistema Fibra, por sua vez, são os balizadores do reteio de recursos do termo de fomento com o governo do Estado. “Toda orientação para cumprir a IN 02, bem como o sistema Fibra, é disponibilizada pela ABVESC”, lembrou.
Frente Parlamentar – O deputado Matheus Cadorin, um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa, participou da abertura da reunião. Ele falou do trabalho em favor da valorização do modelo “bombeiros voluntários em Santa Catarina”, do esforço em bem representar as corporações. Ele destacou que nos seus dois primeiros anos na Alesc já destinou R$ 4,1 milhões em emendas para as filiadas da ABVESC.
Segundo ele, em breve vai encaminhar projeto de lei, por meio da Fundação de Cultura do Estado, que reconhece os bombeiros voluntários como patrimônio imaterial de SC. “O reconhecimento vai facilitar o acesso à recursos inclusive no âmbito do governo federal”, destacou.
Comandantes reunidos no Conselho no encontro realizado nos Bombeiros Voluntários de Joinville
Conselho dos Comandantes – A tradicional reunião do Conselho dos Comandantes das unidades filiadas à ABVESC ocorreu no sábado (30/08) pela manhã. O comandante do CBVJ, Carlos Kelm, deu boas-vindas ao grupo e falou sobre os projetos em curso e novos desafios da unidade no biênio 2025-26. Ele citou a implantação da sede própria para o Programa Bombeiro Mirim, que será no antigo Colégio Conselheiro Mafra, cedido à Associação em dezembro que 2023 e que passa por restauração, reforma e ampliação. A expectativa é ativar a escola naquele endereço com capacidade para 400 crianças e adolescentes até2027. O segundo projeto desafiador, disse, é a realocação e ampliação do Centro de Treinamento Comandante Henry Schmaltz, da então Unidade operacional 2 para a Unidade7.
Durante a reunião, os comandantes discutiram sobreo registro junto ao Conselho Nacional de Entidades Sociais (CNES) para a captação de recursos. Outra pauta foi proposta pelo próprio coordenador do Conselho de Comandantes, e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Júnior, que é a retomada dos encontros dos Núcleos de Ensino e Instrução das filiadas (agregados por meio do Centro de Ensino e Instrução da ABVESC). “A proposta é dar estrutura e agenda própria para este grupo, a exemplo do Comitê Técnico”, exemplificou. (Leia mais sobre os NEIs abaixo). O Conselho encerra o calendário de reuniões presenciais de 2025 no dia 29 de novembro, em Ibirama.
Autor do Juramento dos Bombeiros Voluntários de SC, Davi Santos Guidi (C) com o comandante geral dos bombeiros volutários de SC, João dos Santos Júnior, e Ivan Frederico Hudler
Comitê Técnico – O Comitê Técnico das corporações filiadas à ABVESC também promoveu o terceiro encontro presencial do ano, na sexta (29/08). A Abertura da reunião teve a presença do diretor presidente da associação estadual, Ivan Frederico Hudler. Ele e o comandante geral dos bombeiros voluntários de SC, João dos Santos Júnior, receberam a primeira cópia, emoldurada, do Juramento dos Bombeiros Voluntários de SC, processo conduzido pelo Comitê. O concurso para escolha do texto durou quatro meses e foi vencido pelo bombeiro voluntário de Joinville, Davi Santos Guidi. “Parabenizo pela iniciativa e ideias contributivas desse grupo”, disse Hudler, além de destacar a importância do Comitê para o fortalecimento do modelo.
Ensino e Instrução – Paralelo ao encontro do COTEC, ocorreu a segunda reunião presencial dos Núcleos de Ensino e Instrução (NEI) das corporações. O grupo de trabalho é voltado para a qualificação dos bombeiros voluntários. Ficou estabelecido que os núcleos locais serão coordenados interinamente pelo membro nato do Comitê, Gilberto Chaves, dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, por intermédio do Centro de Ensino e Instrução (CEI) da ABVESC.
O comandante geral dos bombeiros voluntários de SC, João dos Santos Júnior, ressaltou necessidade de dar aos NEIs o mesmo status atribuído ao COTEC, para que possam ter atuação mais efetiva no processo de recertificação dos bombeiros via plataforma disponibilizada pela ABVESC, por exemplo. “A participação das unidades nas reuniões é fundamental para que possamos nos unir ainda mais, buscando resultados positivos e a excelência no atendimento ao cidadão.”
Integrantes dos NEIs no encontro realizado nos Bombeiros Voluntários de Joinville (Fotos: Assessoria de Comunicação da ABVESC/Divulgação)
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.