
Intervenções no prédio histórico do antigo colégio

Intervenções no prédio histórico do antigo colégio

Preparação para obras nas salas de aula
A reforma e restauração do Colégio Conselheiro Mafra seguem em ritmo adequado para conclusão até o fim do ano de 2026. A expectativa dos Bombeiros Voluntários de Joinville é instalar o Programa Bombeiro Mirim no complexo de educação já no ano letivo de 2027. As obras ganharam impulso no fim do ano passado com o repasse de R$ 2 milhões das emedas dos senadores Esperidião Amin e Ivete Appel da Silveira.
Prédio histórico, de apoio administrativo e quadra de esportes já passaram por limpeza e agora ocorrem as intervenções construtivas
No prédio histórico – inaugurado em novembro de 1936, já ocorreu a remoção dos forros e assoalhos das salas de aulas, tratamento e recuperação das estruturas de madeira do telhado e de madeira do assoalho, bem como a construção dos banheiros e a reconstrução de muros e taludes. No mesmo ambiente, está em andamento a recuperação esquadrias de janelas e portas, instalação de parte do sistema de prevenção a incêndios (tubulações), preparações para instalações de ar condicionado, instalações elétricas, reparos do reboco na alvenaria e ajustamentos no telhado, testeiras e beirais.
Já no prédio de apoio administrativo (auditório, refeitório e cozinha, almoxarifado de banheiros) já foi feita a demolição de partes do térreo e levantamento de novas paredes; remoção, consertos e pintura da estrutura do telhado; além da instalação de nova cobertura termoacústica e a construção da estrutura da fachada principal.
O ginásio de esportes também passou por uma severa operação de limpeza. Toda a estrutura foi lavada, incluindo telhados. Além disso, foram removidas as telhas quebradas, feitos reparos e pinturas na estrutura. O local também ganhou uma nova sala de apoio e sistema de drenagem. O ajustamento de portas e rampas de acesso estão em andamento.
Saiba mais – O complexo do antigo Colégio Conselheiro Mafra, tombado pelo patrimônio histórico do município, foi cedido por meio de termo de cessão de uso para a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville pela Câmara de Vereadores, em 2023, após acatar projeto de lei de autoria do Executivo municipal. O local estava desativado desde 2015. A partir de 2027 vai sediar a escola do Programa Bombeiro Mirim.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.